quinta-feira, 25 de julho de 2013

Tutorial

O Social Empires é um jogo desenvolvido para o Facebook que transforma o usuário em um guerreiro da Idade Média. O jogador que utilizar este aplicativo pode criar impérios cheios de habitantes, moradias, fortes e soldados preparados para uma boa luta, afinal, é melhor proteger a sua terra dos trolls que frequentemente tentam invadi-la.

Este aplicativo para o Facebook possibilita diversas aventuras para o jogador. Parecido com alguns jogos de RPG, o Social Empires faz com que o usuário interaja com todos os itens disponibilizados na interface. É preciso que você dê origem aos seus próprios recursos e treine os aldeões e os guerreiros, para que a cidade esteja sempre abastecida e protegida de ataques inimigos.



Seja bem-vindo ao Social Empires

Na parte superior da tela do jogo, são mostradas a quantidade disponível de cada recurso que existe no game, a quantia em dinheiro que você possui e o nível de experiência que o usuário tem acumulado até o momento. No canto superior direito do Social Empires, é exibido o botão “World”, que permite ao jogador explorar outras áreas do mundo medieval.




Criando aldeões trabalhadores



Logo que o jogo é iniciado, o usuário é instruído a treinar os habitantes do vilarejo, a fim de torná-los aptos a desempenhar as tarefas mais rotineiras que devem ser feitas no local. Para fazer isso, clique sobre o “Townhall”, localizado na parte central da tela, e, então, na barra inferior do game, selecione o cidadão que você deseja utilizar.

Coloque os aldeões para trabalhar


No mesmo instante, ele aparece na tela, próximo à “Townhall”. Clique novamente sobre ele e faça-o se dirigir próximo ao local onde você quer que uma tarefa seja feita, como cortar uma árvore ou colher o plantio. Quando ele estiver posicionado no lugar correto, clique sobre o item com o qual você deseja que o personagem interaja, a fim de fazê-lo completar a ação.

Você pode criar vários habitantes do vilarejo e colocar cada um deles com uma função diferente, a fim de deixar a sua cidade sempre em movimento. Lembre-se de coletar os materiais que estão disponíveis na terra, assim como o ouro e a pedra, que se fazem necessários em todas as construções realizadas no império em crescimento.



Criando guerreiros



Assim como é feito com a criação de trabalhadores, para gerar os guerreiros que vão proteger a sua terra, também é preciso realizar um treinamento especial. Porém, para essa tarefa, em vez de clicar sobre o “Townhall”, é preciso selecionar “Barracks”, local onde os soldados ficam concentrados enquanto não há batalhas em andamento.


Faça os soldados irem à luta


Logo que o usuário selecionar o local mencionado, a figura de um soldado é mostrada na parte inferior da tela do jogo. Clique sobre ele, assim como acontece com os trabalhadores, para que o novo guerreiro apareça próximo ao local de treinamento e seja instruído com as funções que vai começar a realizar a partir de então.

O local “Barracks” permite que sejam criados apenas guerreiros simples, que utilizam a espada como principal instrumento de ataque. Para gerar outros tipos de soldados, é preciso construir novos fortes que abriguem estilos específicos de armas. Uma das opções disponíveis já para o nível 1 é o “Archery”, que possibilita o treinamento de arqueiros, para ajudar nas batalhas contra os trolls.



Coloque construções diversas



O Social Empires fornece variadas possibilidades de construções. Todas essas opções podem ser acessadas por meio do botão “Build”, localizado na parte inferior direita da página. Clicando sobre esse item, o usuário abre todas as categorias de edificações, plantações e decorações disponíveis para o game. Algumas delas aparecem bloqueadas, pois necessitam de certa experiência do jogador para que possam ser construídas.


Coloque várias casas e comércio

Em “Buildings”, você encontra as opções que são oferecidas para moradia, que promovem a fabricação de recursos, negócios e investigação. Escolha a categoria com a qual deseja trabalhar e selecione o item escolhido. Em seguida, defina o local onde o item será construído e clique sobre ele. A construção é iniciada no mesmo instante pelos aldeões que não tiverem atividades preestabelecidas.




Fonte dos recursos



Para que a cidade tenha a chance de estar sempre em pleno crescimento, é preciso que haja disponíveis vários recursos materiais que dão suporte para as atividades que são desenvolvidas. Esses itens variam desde alimentos, que possibilitam que os aldeões e os guerreiros estejam sempre dispostos para o trabalho, pedra, ouro e madeira.


As construções são divididas em várias seções


A fim de manter o estoque desses elementos sempre cheio, é necessário ter em suas terras a fonte deles, para que o jogador possa coletar mais quando os itens acabarem. Os alimentos são providos pelas plantações (“Farm”), pelos ranchos (“Ranch”) e por alguns dos moinhos (“Mill”). Os outros recursos – pedra (“Stone”), ouro (“Gold”) e madeira (“Wood”) são providenciados pelas minas (“Mine”) e pela maior parte dos moinhos.

Todas essas fontes de recursos são encontradas em Build >> Building >> Resources. Se você ficar em dúvida sobre os elementos que são gerados por cada construção, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre o item e conferir a pequena mensagem que é exibida.



Missões



O jogo exibe várias pequenas atividades que o usuário deve realizar para conseguir trocar por recompensas. Essas tarefas são chamadas de “Mission”. A lista completa com todas as metas é exibida no botão “Goals”, que está localizado na parte inferior esquerda da tela. Clique sobre o boneco falante para visualizar as missões.


Missões que devem ser realizadas


Nessa nova janela, cada item recebe um número que ordena todas as metas originadas pelo jogo. Ao lado do símbolo numérico, aparece o título da missão e a quantidade de etapas já completadas e o total delas. À direita de cada item, é mostrado o botão “+Info”, que exibe informações adicionais sobre cada um dos elementos contidos na listagem. Caso você precise de ajuda para realizar a tarefa ordenada, clique sobre a função “Help!”.





Bom jogo a todos!










Nenhum comentário:

Postar um comentário